top of page

Sobre nós

foto de um por do sol com palmeiras e parte da fachada do restaurante eme haus
logotipo

Há três gerações...

Em 1954 a família Gerner partiu em direção ao Brasil sem saber ao certo quais seriam os próximos passos ao chegar no destino. A veia empreendedora fez Willie e Hildegard abraçarem a primeira oportunidade que surgiu e, em conjunto com a Antarctica, que buscava pessoas para tocar um bar alemão, abriram o restaurante Bavaria no coração do Parque Ibirapuera em São Paulo. Foi lá que aprenderam a receber, cozinhar e entreter. O Bar Bavaria funcionou de 1955 a 1957 com muita música, comida alemã e cerveja! Mas, com o governo de Jânio Quadros ficou proibida a permanência de estabelecimentos comerciais dentro do parque e assim tiveram que fechar as portas e repensar em tudo. Começar do zero mais uma vez. 

foto do casal willie e Hildegard no restaurante Bavaria em sao paulo
foto de mercedes Gerner felizola no restaurante Bavaria no parque Ibirapuera em sp
foto de mercedes gerner em Ilhabela na década de 1970
foto antiga do local

SP > Ilha

Willhelm ouviu um amigo falar sobre um paraíso escondido, uma Ilha mágica e inexplorada no litoral de SP e resolveu ir até lá conferir. Não é preciso nem dizer que ele se apaixonou por Ilhabela à primeira vista e voltou de lá dizendo que achou o lugar perfeito para morar e começar do zero. ​

Assim, Willie, Hilda e Mercedes, vieram pra Ilha. Willie, que era piloto de avião e tinha conhecimentos sobre mecânica, começou a consertar barcos e construir pedalinhos para venda, e assim puderam começar a construir um grande sonho com muita mão na massa. Aos poucos construíram os primeiros quartos do Hotel Mercedes, que inaugurou com apenas 5 suítes em 1964, uma delas sendo a que eles próprios moravam. Mercedes cresceu nesse ambiente tropical, perto do mar em meio à uma natureza bruta que a fez crescer como uma mulher desbravadora e aventureira. O hotel que levava seu nome foi onde ela aprendeu tudo sobre hotelaria desde muito nova. Da lavanderia e arrumação de quartos, á cozinha e recepção. Mercedes trabalhava de manhã até a noite nas dependências do hotel e nas horas vagas dava vasão á diversas paixões e interesses. Aprendeu a esquiar e pilotar barcos, se aventurou em mergulho de apnéia e pesca submarina, dirigiu desde muito cedo e aos 19 anos chegou a tirar o brevê de avião na Alemanha como única mulher em seu grupo. Não á toa, hoje, homenageamos a Mercedes no EME Haus, uma mulher que inspira o lado aventureiro e curioso de cada um.  

foto atual do restaurante

Eme Haus nasce de um sonho da Anna, filha de Mercedes, em ter uma casa, uma morada voltada ao mar, homenageando essa história e as raízes da família e honrando o amor incondicional por Ilhabela. No coração da casa, em nossa cozinha, cada prato é cuidadosamente preparado com ingredientes frescos, e nossas ervas são colhidas diretamente do nosso quintal - um presente da exuberante llhabela. Com um menu amplo que atende a todos os gostos, desde pratos veganos e vegetarianos até opções para desfrutar à beira-mar, do café da manhã ao sunset, temos um convite para você. Afinal, cada prato é um chamado para desbravar caminhos ao mar, à natureza e às nossas raízes.

logotipo
bottom of page